quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O Abuso Cultural / Verbal de Michael Jackson


Willa: Joie, na semana passada nós olhamos "Is It Scary," e você disse algo que realmente ficou na minha mente: ". por alguma razão, [nós] precisamos dele para desempenhar o papel do monstro no nosso filme de horror imaginado" Fiquei tão intrigado com a maneira como você colocar isso, e eu estive pensando sobre isso durante toda a semana.


E, curiosamente, Joe Vogel publicou recentemente um artigo maravilhoso que tem um olhar em profundidade essa questão muito. Intitulado "Eu sou a Besta Você visualizada: The Abuse Cultural de Michael Jackson?" artigo de Joe examina essa "necessidade" de desumanizar Michael Jackson e forçá-lo "para desempenhar o papel do monstro no nosso filme de horror imaginado" - e os muitos maneiras que ele resistiu.


O que me atrai mais sobre o artigo de Joe é que ele não só descreve como "Jackson se tornou uma espécie de representante global da 'Outros'", mas quadros que como um ato de compaixão e coragem. Joe mostra que Michael Jackson fortemente identificados com aqueles que foram marginalizados, e na canção após canção dá voz aos sem voz - como diz Joe, ". testemunhas de que ele disenfranchised e humilhada"


Joie: E que tal declaração é verdadeira. E nós vemos isso na canção após canção, todos ao longo de sua carreira. Você sabe, eu não quero sair pela tangente, mas aqui, eu tenho que te dizer isso porque ele simplesmente se encaixa aqui com o que você acabou de dizer e é algo que realmente me impressionou.


Hoje, como estou escrevendo isso, é a noite de 7 de novembro - um dia de vitória para a família de Michael Jackson e da comunidade de fãs. O veredicto foi anunciado eo médico responsável pela morte de Michael foi levado em custódia e está atrás das grades agora. Mas, no início do dia, antes de nós sabia o que seria o resultado, eu estava mudando o canal na TV e ouvi uma repórter dizer - em um tom um pouco chocado de voz - que não se tratava de uma estrela pop de todos os dos fãs reunidos fora do tribunal. Era sobre uma conexão muito real que cada um sentiu a este homem que viam como um defensor e um campeão para aqueles que não tinham voz e eram muitas vezes esquecido ou ignorado. E, como eu ouvia suas palavras eu poderia dizer que ela estava realmente surpreso que tantos fãs tiveram uma resposta tão semelhante à sua pergunta de "por que é Michael Jackson tão importante para você?" Era quase como se ela estivesse começando a ver ele através de nossos olhos e, pela primeira vez, ela estava entendendo. Ele estava começando a clique, você poderia ver a luz continuar em seus olhos! Agora, com ou sem uma nova visão que vai ficar é uma incógnita, mas, apenas por um instante ... ele tinha penetrado a consciência dela e ela foi iluminada.


Pequeno segmento que ficou comigo o resto do dia e eu me encontrei perguntando, o que se pudessem todos temos apenas que um pequeno momento de iluminação? Será que as coisas mudem, se, por um instante, cada repórter e jornalista do planeta poderia finalmente ver através dos olhos de Michael de um fã e com o coração de um fã.


Willa: Joie, essa é uma observação interessante sobre o repórter, porque, para mim, falando-se para aqueles sem voz e levando-nos a cuidar daqueles que foram marginalizados foi um elemento tão essencial e óbvio da personagem de Michael Jackson, sua missão, e sua arte. É o que me atraiu tão intensamente para "Ben" há 40 anos. É uma característica central da canção após canção de vídeo, após o vídeo. Na verdade, é uma das características definidoras dele e de sua arte, e é por isso que eu, pessoalmente, muito cuidado - e desde então eu era uma garotinha. Para que eu possa entender exatamente o que os fãs de fora do tribunal estavam dizendo ao repórter, porque eu me sinto da mesma maneira. Estou surpreso com surpresa do repórter, mas acho que um monte de gente ouviu sua música sem realmente ouvir suas palavras. Sua história ilustra perfeitamente a desconexão entre a maneira como ele foi visto por aqueles de nós que realmente tem em sua música e arte visual, como ele foi percebido pelo público em geral, e como ele foi retratado na mídia.


E eu não acho que desconectar é acidental, especialmente com a mídia. Há uma razão que ele foi atacado de forma tão implacável e forçados "a desempenhar o papel do monstro no nosso filme de horror imaginado." Como Joe escreve em seu artigo, "nunca Os meios de comunicação ... realizada muita consideração por Jackson do outro-ness, assim como eles realizada pouca consideração para os "outros", ele falou em suas canções. " Este é um ponto realmente importante, acho, e também ajuda a explicar por que Michael Jackson manteve forte apoio como em outros países ao redor do mundo ao perder o apoio em casa. Os Estados Unidos são uma nação próspera que os valores de certos tipos de sucesso acima de tudo - incluindo os valores que damos da boca para fora, como compaixão, integridade, respeito e para os outros eo meio ambiente. E os nossos valores são refletidos em nossa mídia de massa, que crias sobre aqueles que são populares, mas, em seguida violentamente se volta contra essas mesmas pessoas no momento em que perder o favor, e que geralmente ignora aqueles que estão lutando ou não se adequar ou não querem para caber dentro


E nunca Michael Jackson caber dentro Mesmo no auge de sua popularidade, ele nunca se encaixam dentro Ele recusou ativamente para caber dentro Como Joe passa a escrever,


Uma das qualidades notáveis ​​da vida de Jackson e de trabalho, porém, é que ele se recusa a comprometer a sua "diferença". Ele nunca se torna "normal", como o termo é representado por, digamos, o prefeito de Vale do Normal. Ele não se conforma com as expectativas. Ao contrário, ele é fiel a si mesmo e ostenta o seu único, multi-facetada de identidade, para a frustração de quem gostaria que ele para caber em caixas mais previsível.


Esta insistência em abraçar diferença, em limites de indefinição, em que representa o que tem sido excluídos ou marginalizados, é extremamente ameaçador. Portanto, para minimizar essa ameaça, ele foi rotulado como um "freak", um "esquisitão", como ele diz em Ghosts, e publicamente ridicularizada.


Joie: menino E foi ele que nunca! Você sabe, é realmente muito estranho quando você apenas sentar e olhar para ele. Por que o mundo sente essa necessidade de fazê-lo ser que aberração? O esquisitão, a pessoa estranha com a cara percebida assustador e supostamente estilo de vida "bizarro"? O nível de ridículo foi realmente inacreditável.


E a linguagem é honestamente o que eu acho mais preocupante. "Weird", freak "", "estranho", "bizarro", "maluco", Em seu artigo, Joe chama esses insultos palavras, e ele está certo. Eles são insultos. Tão feio e doloroso como "back molhado" e "fenda" e "Nigger." Mas, ainda assim, era perfeitamente ok para jogar esses insultos feia em Michael Jackson. Por quê? É como se, porque ele era diferente do resto de nós, era ok para apontar para ele e dizer coisas ofensivas sobre ele. E então, quando a trama de extorsão aconteceu em 1993 e as acusações foram feitas, de repente, as pessoas estavam dizendo, 'Ah! Eu sabia que havia algo estranho aquele cara ', e durante a noite tornou-se ok dizer mais cruel, as coisas pior sobre ele que você poderia pensar. E não foi apenas ok para dizer essas coisas, era esperado que você diz estas coisas. Caso contrário, você correu o risco de ser visto como um Fan Jackson. E ninguém queria ser visto como isso! Aquelas pessoas eram tão esquisito como o próprio Jackson foi! Ele se tornou o homem mais odiado do planeta e as pessoas viram nada de errado com esses rótulos gritando doloroso para ele e nós - os fãs - tornaram-se loucos por associação.


Você sabe, eu não me lembro de outra pessoa na história do nosso mundo que era tão amado por milhões e ainda assim, tão incrivelmente odiado ao mesmo tempo. Como isso é possível?


Willa: Bem, não foram realmente muitas figuras ao longo da história que foram "amado por milhões e odiou ao mesmo tempo," mas eles tenderam a ser figuras políticas - as pessoas como Napoleão, ou Fidel Castro, ou mesmo de Barack Obama até certo ponto. É raro para um artista, principalmente um artista pop, e me pergunto se é porque a arte de Michael Jackson foi tal declaração política. Quando pensamos em artistas política, nós não tendemos a pensar em Michael Jackson, porque ele lida com tudo tão sutilmente, mas pensar nisso - ele estava tentando mudar o equilíbrio de poder, e isso é um ato incrivelmente poderoso político. Então, ele era amado pelos impotentes, a quem foi dada uma voz através dele, e desconfiava e até mesmo odiado pelos poderosos. Como Morinen escreveu tão bem em um comentário em um post há várias semanas,


Ele era muito diferente e muito aberto e audacioso sobre seu "outro" e, ao mesmo tempo poderoso demais para ser tolerada. Um personagem evoca admiração e adoração em algumas pessoas, mas em muitos (especialmente aqueles que aspiram a ter poder também) evoca hostilidade e uma sensação de ameaça.


Se olharmos para ele dessa forma, há uma razão que ele foi atacado tão violentamente e chamou esses nomes. Foi uma tentativa de neutralizar essa ameaça, minimizando o seu apelo. Sua mensagem foi sutilmente ainda poderosamente subversiva, por isso não foi um impulso para enterrar a mensagem ao atacar o mensageiro.


Joie: Uma tática que já vimos tantas vezes ao longo de nossa história - Martin Luther King, Jr., Cesar Chavez, Nelson Mandela só para citar três. Mas mesmo com toda essa história de luta política ea luta pelo poder, eu não me lembro de uma única figura que foi tão cruelmente e cruelmente demonizado, difamado e injuriado. Já houve uma outra pessoa que evocavam sentimentos tão apaixonados e emoções - tanto aqueles que o amavam e daqueles que o odiavam - do que Michael Jackson? Quer dizer, o homem foi escarnecido e ridicularizado por sua doença, por amor de Cristo! Quando é sempre ok para tirar sarro de alguém por causa de sua doença? Que é a coisa pior, mais humilhante uma pessoa poderia fazer a outra e, ainda assim, o mundo fez isso para Michael Jackson a cada dia! Em seu artigo, Joe diz que Michael,


foi ridicularizado incessantemente para sua doença de pele, vitiligo, que a maioria das pessoas não acreditava que era real até que foi confirmada definitivamente em sua autópsia. Ele foi ridicularizado por seu amor pelos animais, pelo seu amor aos filhos, por seu amor do planeta. Ele foi ridicularizado por seus casamentos, por seus três filhos, para sua casa Neverland. Ele foi ridicularizado por sua sexualidade, sua voz, seu comportamento infantil .... Pode haver qualquer dúvida de que este tratamento pela mídia e cultura em geral era abusivo?


É claro, ocorre-me que talvez a razão parece tão exagerada com Michael é por causa dos tempos em que vivemos eu quero dizer, não havia tal coisa como a Internet ou Twitter, ou mesmo tablóides para que o assunto de volta em 1950 , 60 ou 70.


Willa: Você sabe, as coisas provavelmente a tecnologia exacerbada. É rápido, então as pessoas podem disparar opiniões antes eles tiveram uma chance de realmente pensar sobre as coisas, e permite que essas opiniões se espalhar rapidamente em todo o mundo. E a Internet pode ser um lugar bastante anônimo, e as pessoas vão dizer coisas anonimamente que nunca diria a alguém cara a cara. Mas não explica por que Michael Jackson em particular tornou-se um tal objectivo.


Acho que uma razão pela qual ele foi atacado tão ferozmente por tantos anos é que ele representava um forte desafio ao status quo e nos forçou a repensar algumas de nossas mais profundas crenças e preconceitos. O que significa ser negro ou branco, eo que queremos dizer com identidade racial? O que significa ser masculino ou feminino, eo que define a identidade sexual? O que define uma identidade da família e da família - que é genética ou algo mais? O que define identidade nacional, ou identidade cultural, ou a identidade religiosa, e podemos mostrar tolerância para com os outros e ainda manter a nossa identidade? Finalmente, o que define a nossa identidade pessoal, a própria essência de quem somos? E quem decide qual as pessoas ou grupo de pessoas merecem compaixão e respeito, ou até mesmo necessidades básicas como comida, abrigo, segurança e assistência médica?



Michael Jackson nos obrigou a enfrentar todas estas perguntas realmente difíceis - perguntas que bateu realmente perto de casa, incluindo a forma como vemos a nós mesmos e nossos relacionamentos com os outros - e como Morinen escreveu em seu comentário, alguns de nós realmente o admirava por isso, e alguns eram realmente ameaçado por ele. Aqueles que se sentiam ameaçados atacou-o de forma por vezes brutal. Mas parece-me que a própria intensidade da reação contra ele fala do poder da sua arte. Ele provocou reações tão fortes - tanto de admiração e medo - porque seu trabalho era poderoso e importante e mudou-se nos modos psicológicos profundos que eu acredito que nós estamos apenas começando a compreender.


Joie: Eu acho que provavelmente você está certo e eu me pergunto, às vezes, fazer grandes artistas sabem que eles são ótimos? Sentem que, como eles estão criando ou eles de trabalho pouco mais de seu trabalho - derramar o seu sangue, suor e lágrimas em sua arte - nunca realmente saber como eles tocavam outros, ou como a sua arte tem impactado o mundo à sua volta?


Willa: Essa é uma pergunta muito boa. Você sabe, em nossa entrevista com Joe , há algumas semanas, ele disse que Michael Jackson estava ciente do significado de seu trabalho. Como Joe disse,


Arte, grande profética é muitas vezes negligenciada ou incompreendida no seu tempo. Há tantos exemplos disso, de Blake de Van Gogh a Tchaikovsky para Picasso. Michael era um estudante de história e arte, e ele entendeu isso. Ele estava confiante de que o trabalho que ele criou se sustentaria ao longo do tempo.


Porque ele estava tão bem informados sobre a história da arte, e, certamente, sabia que os artistas transformadora são muitas vezes tratadas muito mesquinha em suas próprias vidas, espero que ele era capaz de ter uma visão mais filosófica da crítica que ele enfrentou - e ele foi, certamente, nunca se volta para longe da controvérsia. Então, eu tenho certeza que as coisas horríveis que foram ditas sobre ele na imprensa teve que sting, mas também o colocou na companhia de um grupo poderoso, escolha - por exemplo, Vincent Van Gogh, como Joe disse, que pode ser o patrono santo de artistas incompreendidos - e espero que ele foi capaz de levar algum conforto nisso.


Joie: Você sabe, agora que você mencionou comentários Joe durante essa entrevista, lembrei-me de algo que ouvi Michael dizer em uma entrevista sobre sua música e como ele esperava que fosse viver. Ele disse:


"A grande música e ótimas melodias são imortais. A moda muda, muda a cultura, mudar os costumes, [mas] a boa música é imortal. Ainda podemos ouvir Mozart hoje - qualquer dos grandes. Boa música é como uma grande peça de escultura ou uma pintura grande ... é para sempre! Por gerações e gerações de apreciar para sempre. E isso é ... Eu sei que é um fato. "


Então, eu acho que você está certo. Eu acho que ele estava muito consciente do seu trabalho teve impacto na nossa sociedade e do mundo. E, só porque eu gosto de ouvir o som de sua voz e como ele fala apaixonadamente sobre sua arte, eu vou deixar Michael final esta em suas próprias palavras, siga o link do youtube: http://www.youtube .com / watch? v = M4Sg_A0A16c


http://dancingwiththeelephant.wordpress.com/2011/11/

Nenhum comentário: