sábado, 1 de dezembro de 2012

Eddie Van Halen fala sobre sua colaboração em ‘Beat It’

Eddie Van Halen sentou-se em um sofá no estúdio de sua casa, fumando um cigarro eletrônico e relembrando o 30 º aniversário do álbum de Michael Jackson a obra-prima, “Thriller”.




“Parece que foi ontem, não é”, diz ele em voz baixa. “Teria sido divertido trabalhar com ele novamente.”

Van Halen foi um convidado surpresa em “Beat It”, terceiro single do álbum . Seu solo de guitarra durou 20 segundos e levou meia hora para ser gravado. Ele fez isso de graça, como um favor para o produtor Quincy Jones, enquanto o resto de seus companheiros da banda Van Halen estavam fora da cidade.

“Eu disse a mim mesmo: ‘Quem é que vai saber que eu toquei na gravação desse garoto, certo? Ninguém vai descobrir.” Errado! “ele ri. “Ela acabou sendo Gravação do Ano”.

O Rock and Roll Hall of Famer revelou recentemente à CNN o que se passou por trás das de sua colaboração icônico com o rei do pop.

CNN: Quando Quincy ligou para você, você pensou que era um trote.

Eddie Van Halen: Eu disse, “O que você quer? ” E ele continua: “É Eddie?” Eu disse, “Sim, o que diabos você quer?” “Aqui é o Quincy”. Eu estou pensando comigo mesmo: “Eu não conheço ninguém chamado Quincy”. Ele vai, “Quincy Jones, o homem.” Eu disse, “Ohhh, desculpe!” (Risos)

Eu perguntei: “O que eu posso fazer por você?” E ele disse: “Você gostaria de vir e tocar em uma nova gravação de Michael Jackson?” E eu estou pensando comigo mesmo: “OK, ‘ABC, 1, 2, 3′ e eu. Como isso vai funcionar?”

Eu ainda não tinha 100% de certeza de que era ele. Eu disse: “Eu vou te dizer , vou encontrá-lo no seu estúdio amanhã.” E eis que, quando eu chego lá, está Quincy, está Michael Jackson e não há engenheiros. Eles estão fazendo gravações!

CNN: Quincy lhe deu qualquer orientação sobre o que ele queria que você fizesse?

Van Halen: Michael saiu para ir do outro lado da sala para fazer a gravação de algumas crianças falando. Acho que foi “E.T.” ou algo assim. Então eu perguntei a Quincy, “O que você quer que eu faça?” E ele continua: “O que você quizer fazer.” E eu digo: “Tenha cuidado quando você diz isso. Se você sabe alguma coisa sobre mim, tenha cuidado quando você diz:” Faça o que quiser! “

Eu escutei a música, e eu imediatamente disse “Posso mudar algumas partes?” Virei-me para o engenheiro e vou, “OK, a partir da quebra, corte nesta parte, vá a este pedaço, pré-refrão, o coro, fora.” Levou talvez 10 minutos para colocá-lo em conjunto. E eu continuei a improvisar dois solos sobre ele.

Eu estava terminando o segundo solo, quando Michael entrou, E você sabe que os artistas são o tipo de pessoas loucas. Estamos todos um pouco estranhos. Eu não sabia como ele iria reagir ao que eu estava fazendo. Então, eu o avisei antes que ele escutasse. Eu disse: “Olha, eu mudei a parte do meio de sua música.”

Na minha mente, ou ele vai pegar seus guarda-costas e me chutar para fora por massacrar sua canção, ou ele vai gostar. E então ele escutou uma vez, e virou-se para mim e disse: “Uau, muito obrigado por ter a paixão não apenas para entrar e fazer um solo, mas por realmente se preocupar com a música, e torná-la melhor. “

Ele era um gênio musical com essa inocência infantil. Ele era um profissional, e tão gentil.

CNN: Essa colaboração surpreendeu muita gente.

Van Halen: Eu nunca vou esquecer quando a Tower Records ainda estava aberta aqui, em Sherman Oaks. Eu estava comprando algo, e “Beat It” estava tocando no sistema de som da loja. O solo veio, e eu ouço crianças na minha frente dizendo, “Ouça esse cara tentando soar como Eddie Van Halen”. Eu bati-lhe no ombro e disse: “esse sou eu!” Isso foi hilário.

CNN: Como você explicou para os caras do Van Halen o que tinha acontecido?

Van Halen: Eu apenas disse, “Você sabe (encolhe os ombros) pego!” “Dave, estava fora do país!” “Al, você não estava por perto!” Eu não podia ligar para ninguém e pedir permissão.

Infelizmente, “Thriller”, impediu nosso álbum, “1984″, de ir para o número 1. Nosso álbum estava quase pronto para ir ao n° 1, quando ele queimou seu cabelo no comercial da Pepsi, você se lembra disso. E boom, ele foi direto para o número 1 novamente!

CNN: Existe um álbum desde então que tem abalado as coisas da mesma maneira?

Van Halen: Uau, eu não sei.

CNN: Algumas pessoas citam Nirvana “Nevermind” que causou uma mudança musical.

Van Halen: Mas ainda não é assim. Nirvana foi enorme, mas não agradou a todos.

Eu tenho muito respeito por Michael. Ele vai fazer muita falta. Eu estaria curioso para saber o que ele estaria fazendo agora.

CNN: Eu acredito que Quincy disse que você foi pago com duas seis caixas de cerveja.

Van Halen: Sim, algo assim. Na verdade, eu trouxe minha própria, se bem me lembro.

Eu nem acho que estou creditado no álbum. Ele apenas diz: “Guitar solo: ponto de interrogação” ou “Guitar solo: Frankenstein” (o nome de sua guitarra).

CNN: Você ouviu falar de Quincy novamente?

Van Halen: No final, Quincy me escreveu uma carta me agradecendo. Foi assinado, “O p**** Blah Blah Blah”, que eu ainda tenho. É muito engraçada.

CNN

http://brasil.mjjunderground.com/2012/12/01/eddie-van-halen-fala-sobre-sua-colaboracao-em-beat-it/

Nenhum comentário: