sábado, 7 de abril de 2012

Arte MJ: nos levando Superior


Joie: Algumas semanas atrás, Willa e eu estávamos falando sobre o uso repetido de Michael de uma audiência na tela em muitos de seus curtas-metragens. E durante essa conversa, falamos muito sobre os vídeos de desempenho - os vídeos que retratam uma "encenado" concerto - e como eles têm um sentimento diferente sobre eles do que simplesmente vendo o filme concerto real. Bem, já que a discussão, eu não tenho sido capaz de obter Give in to Me tirar da minha cabeça. Eu comecei a vê-lo mais e mais logo depois postamos Parte 1 da conversa audiência na tela eo que percebi é que há um monte de coisas interessantes acontecendo em tanto o vídeo ea música.

Tenho ouvido muitas vezes "Give in to Me", descrito como uma canção de amor e que sempre me intriga porque, na minha opinião, nada poderia estar mais longe da verdade aqui. Para mim, isso não é uma canção sobre o amor, é uma canção sobre a luxúria. E é realmente muito cru e franco em suas letras. No primeiro verso, ele diz ao objeto de seu desejo, "Não tente me entender / Simplesmente fazer as coisas que eu digo." Então, na segunda estrofe, ele lhe diz: "Não tente me entender / porque suas palavras não são suficientes. "

Eu acredito que há algo muito mais profundo acontecendo aqui, e nós vamos chegar a isso em um minuto. Mas, na superfície, eu acredito que ele está falando sobre as emoções próprias de base: desejo sexual, desejo, satisfação física. Ele está dizendo que ele não quer se conectar com ela em qualquer nível emocional. "Não tente me entender", ele canta repetidamente. Então ele passa a dizer o seguinte:

O amor é um sentimento
Saciar meu desejo
Dê-lhe quando eu quero
Levando-me mais
O amor é uma mulher
Eu não quero ouvir isso
Dê a mim
Dê a mim
Toda vez que eu ouvir essa música, eu estou impressionado com essa linha, "Eu não quero ouvir isso." Ele repete várias vezes ao longo da canção. É como se ele estivesse dizendo que ele não quer falar nada, ele só quer fazer sexo.

Willa: Concordo, especialmente quando ele segue com a linha, "Diga-lhe para o pregador." É como se ele estivesse dizendo, salvar a conversa romântica para alguém que se importa, porque eu não faço. Ele só quer que ela "saciar meu desejo" e ficar quieta sobre isso. Um pregador pode se preocupar sobre o amor e empenho, mas "eu não quero ouvir isso."

Joie: É como um insensível, coisa fria e insensível dizer, e esses são atributos que não costumam associar com Michael Jackson, mas, lá está ele. Se ele próprio já se sentiu assim, nunca saberemos - e é totalmente nenhum dos nossos negócios de qualquer maneira. Mas ele fez escrever uma canção sobre ele e executou de maneira muito convincente. A frustração e tensão sexual em sua entrega vocal é palpável, e combinado com o ritmo sensual da música que faz para uma canção muito sexy.

Willa: Você sabe, tudo o que você acabou de dizer é tão interessante, Joie, porque por um lado, eu sei exatamente o que você está dizendo. Existem algumas linhas nesta canção que, se alguém que se preocupava com as disse a mim, eu iria encontrar muito difícil de aceitar - ". Não tente me entender / Simplesmente fazer as coisas que digo" linhas como eu posso entender por que você se concentrou em que um, porque realmente salta em mim também. Nenhuma mulher que eu conheço iria tolerar algo assim. E, enquanto nós precisamos ter em mente que estas são as palavras de um personagem de Michael Jackson é retratar em música e não necessariamente os seus próprios pensamentos e sentimentos, ainda é um choque, porque eles parecem completamente contradizer tudo o que era.

Joie: Exatamente!

Willa: Mas eu tendem a interpretar isso de uma maneira diferente. Concordo que "Give in to Me" é uma canção sobre a paixão - ea paixão sexual é definitivamente parte disso, como podemos ver nas imagens sensuais no vídeo. Mas é também uma canção sobre a paixão artística. Como já falamos muitas vezes, Michael Jackson freqüentemente representa a sua relação com seu público como um caso de amor. Vemos que a relação de casal ao longo de sua obra: em Dirty Diana, Remember the Time, Who Is It, Blood on the Dance Floor, You Rock My World e One More Chance, para citar alguns. E eu vejo que mesmo relacionamento paralelo aqui. Na verdade, é muito explícita - afinal, ele não é com uma mulher nas imagens para este vídeo. Ele está no palco, cantando para uma platéia. Mas ele mantém o corte de algumas cenas bonitas sensuais, por isso parece-me que ele está muito deliberadamente justapondo as cenas de casais em uma paixão sexual com ele no palco em uma paixão criativa.

Joie: Eu concordo, é muito deliberada, não é? E esse é o "algo mais profundo" que me referi anteriormente.

Willa: Eu também penso assim - como acontece com boa parte de seu trabalho, você pode intuitivamente sentem que "algo mais profundo", mesmo antes de cavar para ver o que é esse algo. E se olharmos para as linhas problemáticas dessa forma - como um artista falando com seu público - eles fazem muito mais sentido. Quando ele diz: "Não tente me entender" e "Give in to me", ele significa que devemos parar de especular sobre sua vida amorosa e constritores suas jibóias e seus manequins e assim por diante, e parar de tentar psicanalisar seu relacionamento com seu pai e sua mãe e seus irmãos - em outras palavras, devemos parar de olhar para sua vida pessoal e parar de tentar compreendê-lo dessa forma - e em vez disso, devemos simplesmente "entregar" a ele como um artista, e deixar-nos ser arrastados pela força da sua arte.

Mas como de costume com o seu trabalho, não vejo isso como um ou / ou situação, ou seja, eu não acho que temos de escolher uma interpretação sobre o outro. Em vez disso, eu vejo isso funcionando nos dois sentidos. Para mim, esta é uma canção sobre a paixão sexual e paixão criativa e explora tanto ao mesmo tempo.

Joie: Willa, eu concordo totalmente com você, embora eu não gosto de usar as palavras "paixão sexual." Para mim, isso implica um relacionamento amoroso está na existência aqui, mas, isso não é claramente o caso. Mas por falta de melhor palavra ou frase a ser utilizada, acho que estamos falando a mesma coisa aqui. Básico luxúria - nenhuma gratificação cordas em anexo.

Quanto à relação entre o artista e seu público - Eu acho que temos que olhar qual o segmento da sua audiência, ele está realmente falando aqui. É evidente que ele não está tratando aqueles de nós que já estavam do lado dele ou ele seria expressar os sentimentos de amor. Acho que esta é mais uma daquelas músicas onde seu público-alvo é todo mundo que está dando muita angústia sobre seu estilo de vida excêntrico. Todas aquelas pessoas que estão tão ocupados especulando sobre os rumores e sua vida privada que não pode apreciar a música mais. Eles estão muito ocupados tentando psicanalisar-lo, como você disse.

Mas você sabe, Willa, apesar de eu ver isso principalmente como uma canção sobre a luxúria, vejo também uma outra coisa muito interessante acontecendo na música em si, que o tipo curta-metragem de ecos. No segundo verso diz,

Você sempre sabia exatamente como me fazer chorar
E nunca eu fazer-lhe perguntas por quê
Parece que você começar seus pontapés de me machucar
Então, na ponte da música, ele continua a dizer,

Você e seus amigos
Estavam rindo de mim na cidade
Mas está tudo bem
E está tudo bem
Você não vai estar rindo menina,
Quando eu não estou por perto
Eu vou ficar bem
E eu ... Eu tenho que encontrar
Tenho que ... alguma paz de espírito, oh
Assim, mesmo que por um lado, ele diz que não quer nenhum envolvimentos emocionais com essa mulher, na respiração seguinte ele está expressando seus sentimentos de mágoa sobre a maneira como ela o trata. E vemos isso no vídeo também. Na superfície, é apenas uma vídeo-performance simples, mas existem algumas coisas interessantes acontecendo em segundo plano o que realmente chama minha atenção. Intercaladas com o "concerto" são essas fotos realmente sexy de vários casais se beijando e tocando um ao outro. Então, de repente um dos casais está no meio de uma discussão acalorada. O homem está muito chateado com a namorada e nós - o público fora da tela - pode realmente sentir sua frustração. Há fotos de pessoas rindo - presumivelmente para ele - como eles sussurram e olhar fixamente. Ele tempestades fora e começa a atirar coisas ao redor.

Willa, continuar a ver esta canção / vídeo com esta interpretação dupla em mente, essas linhas no segundo verso e na ponte da canção para fazer muito sentido se ele está falando a esse segmento da sua audiência que mencionei anteriormente.

Willa: Oh, eu concordo, Joie. Você consegue imaginar colocando o seu coração e alma em um álbum, e depois ter críticos snarky zombar de você por seus esforços? Basta imaginar o que sentiria. E isso é exatamente o que eu penso de cada vez que ouço essa linha, "Você e seus amigos / estavam rindo de mim na cidade." Ele era um visionário: ele sabia que o valor de seu trabalho, ele sabia que estava à frente de seu tempo, e ele sabia que os críticos estavam errados. Mas, ainda assim, que teve de picar - que trabalhar duro em algo e ter que ser tão terrivelmente incompreendido e subestimado. Mas ele também era muito bem informados sobre a história da arte, e ele sabia que os críticos viriam a apreciar seu trabalho algum dia. E isso é o que eu penso quando ouço as linhas, "Você não vai estar rindo menina, / Quando eu não estou por perto." E isso está provado ser verdade. Podemos ver isso acontecendo já. Agora que ele se foi, um monte de pessoas estão descobrindo ou redescobrindo seu trabalho, e começando a perceber o quão incrível e é importante.

Joie: Isso é tão verdadeiro! E não é incrível? Por que é que nós nunca parecem apreciar as boas coisas até que elas se vão e é tarde demais? Isso me faz pensar em algo a minha avó costumava dizer um pouco. Ela sempre dizia 'dá-me as minhas flores enquanto eu ainda estou aqui para apreciá-los. "E quando eu era jovem, eu realmente não entendo isso. Mas agora que estou mais velha e eu perdi algumas pessoas que significavam muito para mim - ela inclusive - Eu entendo isso completamente. O que é sobre a natureza humana que nos faz ter tanto para concedido?

Mas voltando ao que você estava dizendo sobre colocar o seu coração e alma em um álbum só para ter críticos zombar de seus esforços ... não, eu não posso sequer começar a imaginar o que deve sentir. Quero dizer, eu acho que deve ser um ato tão enorme de coragem para se dedicar à sua arte - ao trabalho sobre ele e derramar a sua alma nele, como você disse - e, em seguida, para ser realmente corajoso o suficiente para compartilhar com o mundo . Basta escrever este blog com você foi um passo tão importante fora de minha zona de conforto, Willa. E você se lembrar de como eu estava nervosa com isso!

Willa: Oh, eu também!

Joie: Não consigo imaginar fazendo qualquer coisa na escala em que Michael estava fazendo isso. Aquele homem só me surpreende cada vez que penso sobre sua vida e tudo o que ele realizou. Ele só confunde a minha mente.

Willa: Concordo, e acho que em Give in to Me ele está lidando com tanto alegria ea dor do que - de criar a arte que é testemunhado por milhões de pessoas que podem ou não podem compreendê-lo -, ligando-o com toda a intensamente sentiu emoções que cercam o desejo sexual.

Mas eu não acho que isso é apenas uma metáfora para ele. Eu acho que ele realmente fez ver uma conexão entre a paixão artística ea paixão sexual. Em uma entrevista de 1982 maravilhoso com Gerri Hirshey, ele disse a ela:

"Estar no palco é mágico. Não há nada como ele. Você sente a energia de todo mundo que está lá fora. Você sente isso em todo o corpo. Quando as luzes bater em você, está tudo acabado, eu juro que é. "

Notas Hirshey que, como ele fala: "Ele está sorrindo agora, sentado, tentando explicar a ausência de peso para a terra-bound." Sua mãe disse Hirshey que ele jejuou e dançaram durante horas todos os domingos ", um ritual semanal que deixa seu filho colocado para fora, suando, rindo e chorando ". Hirshey continua a escrever,

"É também um ritual muito parecido com performances de Michael. ... Não há nada sobre tentativa voltas seu solo. Ele pode dobrar o seu quadro, longo e fino em rotação uma patinadora, sem benefício de gelo ou patins. Ajudado pela queimadura e flash de ternos do corpo prateado, ele parece alterar a estrutura molecular à vontade, todos os ângulos um robô curvas de segunda e ondulando o seguinte. Então, se é o corpo que seus olhos são muitas vezes fechado, o rosto voltado para cima, para alguns musa invisível. O peito arfa óssea. Ele calças, colisões e gritos. Ele tem sido conhecido por saltar do palco e subir o cordame. Em casa, no quarto dele, ele dança até que ele cai. "

Em outra entrevista, ele falou sobre como, quando ele está no palco e as luzes bater nele, ele só se sente elétrica - eletricidade como está jogando em sua pele - e que é representado visualmente em Give in to Me. Especialmente perto do fim, vemos listras azuis de corridas de eletricidade em toda a superfície de seu corpo. É muito erótico, a maneira como ele descreve a experiência de estar no palco, e eu acho que em Give in to Me ele está tentando compartilhar esse sentimento com aqueles de nós que nunca realizada - como Hirshey colocá-lo tão bem, ele está "tentando explicar a ausência de peso para a terra-bound ".

Joie: O que ele está tentando descrever em entrevista que é a sensação de êxtase.

Willa: Exatamente. Ele está tentando expressar um sentimento inexplicável para aqueles de nós que nunca experimentou. Eu vejo algo muito semelhante no início do documentário famoso Martin Bashir. Eu conheço um monte de pessoas estão moralmente oposição ao assistir ao documentário Bashir, e eu posso entender isso, mas se você quiser ver a parte de introdução, aqui está.




Cerca de 30 segundos em que há a referência à música "clássica" que Utravioletrae mencionado em um comentário intrigante na semana passada. Cerca de 3 minutos em que ele tenta explicar seu processo criativo para Bashir, que é ao mesmo tempo fascinante e frustrante. E então, cerca de 11 minutos em que ele diz Bashir, "Eu amo subir em árvores. Eu acho que é a minha coisa favorita. Tendo lutas de balões de água e subir em árvores. Acho que esses dois são meus favoritos. "Bashir imediatamente sensacionalização, é claro, dizendo:" Você não prefere fazer amor? "Michael Jackson só olha para ele com aquele sorriso indulgente e muito pacientemente explica que ele está falando sobre hobbies, não paixões. Como ele diz, subindo em árvores é uma de suas coisas favoritas ", como minha diversão passatempo. Não posso compará-lo a realizar. Outras pessoas gostam de jogar futebol ou basquete. Eu gosto de subir em árvores. "

O que chama a minha atenção nesta conversa é que, para Bashir, a expressão máxima da paixão é Michael Jackson Mas sabe uma paixão que vai ainda mais além que "fazer amor." - A agonia eo êxtase de paixão criativa. É um tipo de paixão Bashir nunca vai saber, e ele não entende-lo e mesmo tipo de ridiculariza-lo. Mas eu olhar para aquela cena e pensar, wow, Michael Jackson experimentou intensidades de emoção a maioria de nós nem pode imaginar.

Joie: E você provavelmente está muito certo sobre isso, Willa. Ele fez coisas experiência em sua vida - ambos os altos e baixos - que a maioria de nós nunca será capaz de começar a compreender. E mais uma vez, ele só confunde a minha mente quando eu sentar e pensar sobre os acontecimentos de sua vida e sua carreira incrível.

E, é muito interessante - e também muito a dizer - que, obviamente, equivale a fazer amor com a realização. "Eu não posso compará-lo a realizar", diz ele. Bashir está falando sobre sexo e, na mente de Michael, "fazer amor" é igual a estar no palco. Para ele, essa é a única coisa que pode rivalizar com todas as emoções intensas uma passa quando pego em uma paixão sexual. Isso é fascinante!

Mas voltando para o vídeo de um minuto, eu tenho que dizer que este foi sempre um dos meus favoritos muito curtas. Eu amo como escuro e intenso que se sente, e eu adoro o "concerto" todo o conjunto para cima e assistindo Michael interagir tanto com os fãs no meio da multidão e com os outros músicos no palco com ele. Você sabe, Michael mesmo disse que este vídeo foi todo filmado em apenas cerca de duas horas, o que me choca. Quando ele estreou em sua famosa entrevista com Oprah, é isso que eles disseram sobre ele:

Oprah: Sexy.

Michael: Sim.

Oprah: Então, nós queremos saber como ela começa em um pedaço de papel ... saciar meu desejo ... e que se transforma em.

Michael: Bem, "Give In To Me", eu queria escrever uma outra canção, você sabe, que foi um bocado excitante e divertido, e tinha uma vantagem de rock a ele. Você sabe, como quando eu tinha "Beat It" e "Black or White". E Slash, que é um querido amigo meu ... Eu queria que ele a tocar guitarra [nele]. Nós nos reunimos e fomos para a Alemanha e nós filmamos essa coisa em como duas horas. Tivemos pouco tempo para atirar nele. Queríamos que ser emocionante e fantástico e os fãs, você sabe, como se fosse um concerto de rock e é assim que acaba, que é o resultado.

Ele faz todo o som tão fácil, não é? Como, 'Oh ninguém pode fazer isso! "Eu só quebrar a cada vez que leio isso.

Willa: Ele realmente, embora quase sempre subestimado coisas em entrevistas, por isso é completamente no personagem para ele dizer isso. Mas, mesmo assim, foi apenas a metragem concerto que eles foram capazes de atirar em duas horas - e como você assinalava anteriormente, há uma mais muita coisa acontecendo neste vídeo do que apenas o concerto footage. Há todas essas cenas sensuais, e depois a maneira como ele justapõe-los é tão interessante.

Joie: O vídeo foi dirigido por Andy Moharan e características não só de Slash, que na época ainda estava com N grupo de rock Guns 'Roses, mas também Gilby GNR Clarke faz uma aparição sem créditos, bem como Teddy Andreadis, que era tecladista turnê da GNR em o tempo. Assim, as cenas de shows realmente tem uma sensação de autenticidade a eles com todo o talento no palco ea excitação dos fãs gritando na multidão.

Willa: É verdade, ele faz, e que a excitação intensa é realmente importante para este vídeo, tanto experimentalmente e tematicamente. Ele quer sentir o que ele sente. Ele quer que experimentemos a intensidade da paixão artística que se sente no palco, e ele cria que a intensidade no meio da multidão gritando, e as cenas sensuais de casais em uma paixão sexual, e os solavancos de um raio tocar em sua pele, e sua incrível movimentos de voz, ea forma de seu corpo, e, uau - Eu posso entender porque este é um dos seus vídeos favoritos, Joie! Acho que preciso de um copo de água - água muito fria.

Joie: Mmm, ele está ficando quente aqui, não é?

Willa: Ele realmente é! Mas eu quero voltar a essas cenas sensuais que você estava descrevendo anteriormente, Joie, e como que um casal está brigando. Eu nunca tinha realmente notado que até que você mencionou e, em seguida, descreveu em detalhes, mas eu voltei e olhei, e você está certo, essas cenas são tão interessantes, especialmente a forma como ele ecoa no palco o que estão fazendo fora fase. No início, o cara está murmurando garantias para a sua namorada, tentando acalmar as coisas, como Michael Jackson canta baixinho ao microfone:

Ela sempre leva-lo com um coração de pedra
Porque tudo o que ela faz é lança-lo de volta para mim
Passei a vida inteira procurando alguém
Não tente me entender
Basta simplesmente fazer as coisas que eu digo
Então, quando a mulher dá um tapa o rosto do homem e começa a discutir com ele, a voz de Michael Jackson torna-se muito mais alto e mais duro quando ele invade o coro:

O amor é um sentimento
Dê-lhe quando eu quero
Porque eu estou no fogo
Saciar meu desejo
Dê-lhe quando eu quero
Fale comigo, mulher
Dê a mim
Dê a mim
Francamente, se alguém falou para mim assim, eu me sentiria realmente magoado e talvez queira dar um tapa o rosto também. Eu realmente nunca bateu ninguém antes, mas eu só poderia se agissem assim! E então, como o homem esfrega o seu rosto da batida, a voz de Michael Jackson, suaviza e ele começa a cantar baixinho o segundo verso, que você já citada:

Você sempre sabia exatamente como me fazer chorar
E nunca eu fazer-lhe perguntas por quê
Parece que você começar seus pontapés de me machucar
Não tente me entender
Porque suas palavras não são suficientes
Então, ele está nos dizendo isso não é apenas um argumento de uma só vez, mas um problema permanente - como ele canta: "Você sempre sabia exatamente como me fazer chorar." E como ele canta este versículo, vemos o casal tentar conciliar, mas há uma grade de ferro entre eles. Há uma barreira que não pode passar, apesar de agarrá-lo e agitá-lo. Eles podem falar por ele, mas suas "palavras não são suficientes." Finalmente, o homem cambaleia longe de frustração, inclina-se em cima do muro, chuta-lo. Por este ponto ele é inarticulado - não há mais nada a dizer - e assim é Michael Jackson. A guitarra elétrica se apaga em um solo furioso, enquanto ele permanece em completo silêncio, fiação e abraçando-se no palco.

Isto é, quando as coisas ficam realmente interessantes, porque de repente o de imagens em tela e as imagens fora da tela divergem. Até agora, o que está acontecendo no palco foi precisamente em paralelo o que está acontecendo fora do palco. Mas agora se bifurca. Fora do palco, o homem se reencontra com sua namorada, uma espécie de: ele está tentando beijá-la através da grade de ferro e eles estão fazendo o melhor dele, mas ambos parecem muito, muito frustrado e insatisfeito. Mas no palco - oh meu Deus. Eu preciso de outro longo gole de água fria porque Michael Jackson é, como, culminando no palco: as guitarras estão enlouquecendo, ele está em um frenesi de dança, eletricidade azul está fervendo por todo o corpo, pirotecnia estão saindo, o vapor está atirando para cima em torno dele, e sua voz está latejando, "Dê a mim. Dê para mim. Dê para mim. "Oh my. Ela é intensa.

Joie: Uau. Isso foi ... ... Willa, bom. Que ... foi realmente ... realmente ... bom. Espero que tenha sido bom para você também!

Willa: Na verdade, estou me sentindo meio tonto. Não admira que ele vendeu um zilhão de registros. Assim, parte de mim quer apenas se contentar com um jarro agradável de chá gelado e assista a este vídeo uma e outra vez - só faço o que ele diz, "ceder" à experiência, e apenas mergulhar nele e se divertir. Acredite, eu não tenho nenhum problema com isso de jeito nenhum!

Mas então a parte em Inglês grande de mim quer descobrir o que isso significa, e parece que ele está dizendo que, embora a paixão sexual tem seus limites, a paixão artística, não. Vivemos em um mundo imperfeito com relacionamentos imperfeitos, onde é muito difícil para as pessoas realmente se conectar e entender um ao outro, e nossas vidas sexuais refletir isso. As relações sexuais pode ser bonito e emocionante e nutrir o espírito, como se você estivesse mais perto da pessoa que você ama que você jamais sonhou ser possível, mas eles também podem ser confuso e doloroso e frustrante, como se você estivesse tentando beijar a pessoa que você amor através de uma grade de ferro. Mas de muitas maneiras, a arte é uma versão aumentada da vida real. Assim, artisticamente, você pode tirar essa frustração, sublimá-lo, libertá-lo através da arte, e descobrir uma paixão para além do desejo sexual.

Joie: Bem, acho que concordo com você 100% em um presente. Acho que ele estava tentando compartilhar o que sente por ele - estar no palco - com o resto de nós meros mortais. Ele estava tentando explicar esse sentimento de êxtase que experimentou durante a execução, e um menino, ele fez um grande trabalho dele! Você sabe, como eu disse, isso sempre foi um dos meus vídeos favoritos, mas eu nunca poderia explicar o porquê. Eu nunca sentei e dissecou como este antes. Agora que temos, sinto-me passou e eu estou lutando contra o desejo de abraçar. Eu nunca vou ser capaz de assistir a este vídeo da mesma forma novamente.

http://dancingwiththeelephant.wordpress.com/2012/04/04/mjs-art-taking-us-higher/

Nenhum comentário: