quinta-feira, 19 de abril de 2012

Ele é um Dancing Machine



 Joie:   Willa, na semana passada falamos sobre os Ghosts curta-metragem e que me fez pensar sobre a sequência de dança em que o vídeo. Você sabe, por tantos anos, o nome de Michael tem sido sinônimo de dança, e ele tem sido reconhecido como um dos maiores bailarinos do nosso tempo. Acredito que teríamos que procurar por muito tempo para encontrar alguém - qualquer um - que levaria problema com essa afirmação. Mesmo pessoas que não se consideram fãs parecem não ter nenhuma dificuldade de admitir isso. Na verdade, ele foi a primeira figura do mundo do rock and roll para ser introduzido no Hall prestigiada National Dance of Fame em 2010.

Willa:  Sério? Como você sabe tudo isso, Joie? Você é simplesmente fantástico. Mas não, eu não sabia disso. Isso é impressionante.

Joie:   Sim, é realmente impressionante. Especialmente porque a honra é geralmente reservado para os bailarinos de formação clássica do mundo do balé e dança moderna. A lista de homenageados inclui nomes como George Balanchine, Martha Graham e Bronislava Nijinska, assim como Fred Astaire e Bill "Bojangles" Robinson.

Eu acho que uma das razões de tantas pessoas reconhecem seu talento dança é porque ele sempre usou seus curtas-metragens para mostrar que a habilidade incrível, e eu realmente amo a seqüência grande dança no Ghosts curta-metragem. Mesmo que seja a história e do diálogo que realmente dirigir este vídeo, a seqüência de dança, para mim, é realmente tão importante. Desde o início, onde ele introduz os moradores invadindo a sua "família" de fantasmas, à acusação muito ameaçador contra o Prefeito, à conclusão de quase angelical, onde os fantasmas flutuar no teto em reverência. Eu acho que é uma das sequências de dança mais complexos que já vi em um vídeo de Michael Jackson e eu adoro a forma como ele usou a música de fundo para classificar de mudança do clima da dança por toda parte - do entretenimento circo sentir-se alegre, de muito ameaçador , a quase etéreo. É apenas muito divertido sentar e assistir, eu adoro aparecer neste vídeo e realmente mergulhar nele.

Willa:   Oh, eu concordo! As sequências de dança são fascinantes e você está certo - eles realmente impulsionar-nos através de uma ampla gama de emoções. Eu gostaria de saber mais sobre a dança que eu pudesse ser mais conscientes do que está acontecendo e ter uma melhor compreensão do que ele está fazendo e por quê. Ele tinha três coreógrafos, incluindo Travis Payne, trabalhar com ele e os outros dançarinos sobre este filme, mas os créditos dizer: "Todas as sequências de dança Concebido e encenado por Michael Jackson." E você pode definitivamente sentir a sua visão orientadora nessas sequências de dança - eles encarnam através do movimento físico de alguns dos temas centrais do filme. E essa primeira dança, com todos os fantasmas e monstros dançando atrás dele, se sente tão diferente de qualquer outra seqüência de dança ele já fez.

Você sabe, ele realmente gostava de desenvolver cada dança para que se encaixam precisamente o que ele estava tentando transmitir naquele pedaço particular. Em uma entrevista a MTV de 1999, ele descreveu como ele e Michael Peters coreografou a sequência de dança grande com os zumbis em Suspense :




"Foi uma coisa delicada para trabalhar", diz ele, porque zumbis mover de tal maneira, dura pouco natural - eles clomp em torno de suas pernas mortos-vivos e quase não pode andar. Como ele diz, "Eu me lembro de minha abordagem original foi, Como você faz zumbis e monstros de dança, sem que seja cômico?" Ele aproximou-se que o problema de imaginação colocando-se no corpo de um zumbi e trabalhar com ele desse jeito. Como ele diz, "eu entrei no quarto com Michael Peters, e eu e ele juntos tipo de imaginar como esses zumbis deve se mover."

E eles resolveram o problema de forma brilhante. Quando você assistir a sequência de dança grande em Suspense , se sente tão bem que nem sequer pensar sobre o quão difícil deve ter sido para coreografar uma dança para as pernas mortos-vivos. Ele e os outros zumbis realmente mover, por isso é divertido de assistir, mas existem alguns gestos característicos que vividamente transmitem a idéia de que estes são rígidos, cadáver-como corpos.

Joie:   E, você sabe, não é algo que a maioria das pessoas iria pensar. Mas a pergunta, "como você faz dançar zumbis, sem que seja cômico," é realmente o que fez dele um talento tão brilhante - que a atenção ao detalhe é incrível. Ele aproximou-se tudo o que fez com que a mesma atenção obsessiva aos detalhes. É realmente impressionante a pensar! Eu adoro quando ele diz que seria mesmo ir tão longe a ponto de aparecer para os ensaios com Michael Peters usando maquiagem monstro, a fim de entrar no personagem, para torná-lo mais fácil de imaginar como estas criaturas mortas-vivas que se mover e dançar. Essa dedicação aos detalhes é fundamental.

Willa:  Concordo. Eu acho que é detalhes sutis, como que, juntamente com a capacidade de imaginação colocar-se no espaço físico e emocional de seu personagem, que define os bailarinos além grandes, grandes atores, grandes artistas. Lembro de ter lido um artigo uma vez sobre Baryshnikov, quando ele era muito jovem. Ele estava dançando o papel de um brinquedo, eu acho que foi, que vem à vida, mas ele estava agindo apático no palco. Seu instrutor parou a música e perguntou se havia algo de errado, e ele disse que não, ele simplesmente não tinha vindo à vida ainda. Eu amo isso! Ele foi arrastando no palco, porque ele estava completamente imerso nesse papel e imaginar o que seria como a habitar um corpo de madeira mecânica e ainda não têm um corpo vivo. Como seus braços e pernas se movem se não estivesse vivo ainda?

Michael Jackson teve que mesma capacidade imaginativa para realmente habitam um personagem e se mover de uma maneira que sugeria que ele realmente era um zumbi ou um gangster ou um prefeito forçados a dançar contra a sua vontade. Ele descreve a dança como o prefeito em " The Making of Ghosts ", cerca de 6 minutos e meio de:

Joie:  Você sabe que eu adoro esse clipe, Willa, é o fato de que, mesmo que ele está sendo entrevistado sobre o seu novo vídeo, ele fica completamente no personagem por causa de toda a maquiagem e conduz a entrevista como o prefeito - com a voz , a atitude e tudo! Tão engraçado.

Willa:  Eu amo isso! E então ele começa a se masturbar e movimento, e ele realmente se sente como se algo dentro dele está arrancando os seus músculos e obrigando-o a dançar. E então ele realmente fica para ele e começa a groove, mas ainda há resistência que o prefeito tem com a dança. É simplesmente fantástico ouvi-lo falar através do que está acontecendo como ele faz isso, e tão divertido vê-lo retirá-la.

Eu vejo algo semelhante, mas um acontecimento pouco mais complicado na seqüência grande baile em Ghosts . Ele está criando uma dança que é apropriado para esses personagens - por fantasmas e fantasmas - mas ele também está criando uma dança que realiza uma função importante temática evocando o grotesco. Ele sugere o grotesco de muitas maneiras diferentes ao longo Ghosts : nas contorções do seu rosto quando ele confronta os moradores, no bobo rindo com o seu tilintar chapéu de três pontas, nos ghouls irreverentes que desafiam o prefeito, no de cabeça para baixo dançando no teto. E ele também evoca-lo através dos passos de dança em si. Há lotes de pernas abertas, e estes aranha-como skittery saltos e movimentos sidewinder que nunca o vi fazer antes.

Joie:  Você está certo, há lotes de realmente diferente, ameaçadores, movimentos, mesmo quase sinistras em um presente. Em Suspense , apesar de terem sido retratando zumbis mortos-vivos dançantes, a sensação da dança ainda era espécie de alegre, horror suave. Mas em Ghosts , a sequência de dança toda se sente muito mais sombrio e assustador por causa da coreografia original.

Willa:  eu não tinha pensado nisso, mas é uma espécie de perturbador, não é, só porque ele é tão diferente de qualquer dança que eu possa pensar. Não me lembro de alguma vez ter visto uma dançarina movimentar seu corpo de uma maneira bem que antes. E você sabe, quando você vê pessoas de todo o mundo fazendo tantos movimentos de dança distintas Michael Jackson, você não vê-los fazendo os movimentos das pernas espalhados de Ghosts . Eu nunca vi esses movimentos fora deste filme, e talvez seja também porque eles são tão irritantemente diferente.

Há tanta coisa acontecendo neste filme, e nas seqüências de dança, e há alguns gestos sutis que realmente saltam em mim de maneiras interessantes. Por exemplo, ele começa a seqüência de primeira dança, chamando todos esses fantasmas a dançar com ele e depois limpar a parte traseira de sua mão na boca. Ele usa esse mesmo gesto em Bad depois de chamar os membros de gangues imaginário / artistas para apoiá-lo na sequência de dança grande lá. E o Macaulay Culkin personagem faz a mesma coisa na introdução de Black or White , pouco antes de explodir a guitarra elétrica tão forte que ele envia seu pai voando de volta para a África e as origens da música e da dança.

Esse pequeno gesto parece levar o mesmo significado em todos os três casos. Em todos os três, uma figura bastante impotente solitário é confrontado com a ameaça de violência, e em todos os três, ele se levanta para essa ameaça e contadores ele com a arte: com música e dança. É quase como Michael Jackson está criando seu próprio vocabulário de gestos, por isso, quando vemos que ele limpe a boca com as costas da mão em Ghosts , sentimos os ecos desses filmes anteriores e tipo de saber o que está por vir.

Joie:   ". seu próprio vocabulário de gestos" Eu gosto disso!

Willa:  Você sabe o que quero dizer, certo? É tão fascinante para mim que ele está fazendo - como ele usa gestos sutis como que para significar um conceito muito específico, mas de uma forma tácita. Ele faz algo semelhante para começar a dança esqueleto. Como estávamos falando na semana passada, os moradores têm muito em conflito sentimentos sobre o Maestro - eles não tem certeza se pode confiar nele ou não - então ele reflete que volta para eles, tornando-se desconhecido, um esqueleto, mas, em seguida, em danças muito divertido maneira, familiar que os atrai para ele.

Curiosamente, ele começa a dança esqueleto erguendo a cabeça no ombro direito - e isso é exatamente como ele começou a dança de zumbis em Suspense . E ele está lidando com uma situação semelhante em ambos os filmes. Em Suspense , ele se dirigir às pessoas sentimentos muito conflitantes sobre ele como nosso ídolo teen primeiro negro. Os Estados Unidos era e é um país racista com tabus opressivas contra relações inter-raciais - especialmente no início de 1980 quando Suspense foi feito - e, de repente milhões de adolescentes de todas as raças estavam desmaiando em seus concertos e afirmando que ele era sexualmente desejável. Então, ele estava realmente contra esses tabus, e um monte de gente se sentiu muito incerto sobre isso. Ele respondeu a essas emoções conflitantes, assim como ele faz em Ghosts : ele torna-se estranho - um zumbi - então ele reflete essas emoções de volta para nós, mas depois danças de uma forma que é inequivocamente Michael Jackson e nos atrai para ele.

Joie:   Ok, você tem oficialmente soprado-me aqui! Eu nunca fiz essa conexão entre a dança esqueleto em Ghosts ea dança de zumbis em Suspense antes. Mas você está certo, ele não começar a ambos os bailes da mesma maneira, a fim de nos lembrar que ele ainda é a mesma pessoa. Wow!

Willa:   Não é fascinante? Ele apenas bate-me, uma e outra vez - ele é apenas incrivelmente brilhante. Toda vez que eu experimentar o seu trabalho, sinto-me maravilhado com tudo de novo.

Joie:   Willa, que é uma declaração que eu acho que muitos de nós pode concordar. Nunca deixa de surpreender-me que, não importa quantas vezes eu ouvir a sua música ou assistir a um de seus curtas-metragens ou assistir a um concerto, eu sempre descubro algo novo que eu nunca tinha ouvido ou experimentado antes. É simplesmente fantástico para mim.

Willa:   Oh, eu sei! E é tão interessante para mim como ele transmitiu significado através de tantos caminhos diferentes simultaneamente. Por exemplo, ele transmite muito através desse gesto de masturbar-se no ombro direito ou limpando a boca com as costas da sua mão, e mais importante, esses gestos são não-verbal. Eu me pergunto se essa é uma razão a sua obra era tão popular em todo o mundo - porque mesmo se você não falar Inglês e não conseguia entender as letras, você ainda poderia compreender as idéias centrais, porque ele foi capaz de transmitir significado em outras tantas maneiras.

E ele não é só usar gesto para transmitir conceitos e emoções. Ele usou para transmitir detalhes da personalidade, bem que trouxe seus personagens vividamente a duração. Em um comentário maravilhosa Nina publicado algumas semanas atrás, ela descreve como ele foi capaz de "desenhar um personagem" através de alguns gestos sutis:

Como alguns dos artistas mais qualificados / draftspeople poderia esboçar um personagem em uma atitude ou pose com apenas algumas linhas simples - para que nós nos tornamos a par de uma essência comportamento da figura e personalidade - Michael poderia realizar tal um personagem "sketch" através do movimento sozinho. É economia gestual no seu melhor ... você pode reconhecer o "caráter" de uma só vez.

Nina continua a dizer,

ele pode atacar a atitude de uma espécie de companheiro louche que dirige um pente pelos cabelos em "Billie Jean", um gangster em "Smooth Criminal", e um [gangster] diferente em "You Rock My World", e assim por diante. Cada um desses personagens é composta de alguns elementos básicos que são familiares em todo o seu repertório. Mas esses elementos são reorganizados e seqüenciados de uma maneira diferente para cada "número", com variações ao longo. Não é de admirar que, como uma mímica, ele estava indo para executar com Marcel Marceau. E no estudo de filmes, que eu considero um estilo distinto de Michael que corre por todo o corpo de trabalhar a marca de um "auteur".

Descrições de Nina de sua "economia gestual" é tão interessante, e eu concordo absolutamente com a sua capacidade para "esboçar um personagem ... com apenas algumas linhas simples," de modo a "essência" da personagem que ganha vida por nós. Assim, Ghosts , por exemplo, ele não é apenas realizar a dança de um prefeito genérico forçado a agir contra sua vontade. Ele está se apresentando como um prefeito com uma personalidade distinta e desejos específicos e preconceitos e crenças, incluindo uma necessidade desesperada de estar no controle em todos os momentos. E essas características individualizantes são transmitidas a nós através de gestos simples, como esse gesto brusco com as mãos quando o seu corpo começa a se mover. Ele está perdendo o controle das pernas e os quadris, como o seu corpo começa a dançar, mas ele está tentando tranquilizar os moradores que ele ainda está no controle - da situação, do Maestro, entre elas, de seu próprio corpo.

Joie:   Willa, eu amo o comentário que você usou de Nina. Concordo com o que ela diz sobre os "elementos que estão sendo reorganizados e seqüenciados de uma maneira diferente para cada número." Isso é realmente verdade e podemos ver isso em vários espectáculos ao longo de sua carreira. Um dos meus favoritos absolutos é o 1995 MTV Video Music Awards desempenho. Seu número de abertura toda é incrível. Ele realiza um medley de "Não Pare", "The Way You Make Me Feel", "Scream", "Beat It", "Black or White" e "Billie Jean", com uma pequena ajuda de seu amigo, Slash.

Mas é a versão full-length de "Dangerous", que realmente faz esta coisa especial de desempenho. Ele nem está cantando ao vivo aqui, mas, você rapidamente perdoar e esquecer sobre isso, porque a dança é tão espetacular! Mesmo agora, quase 20 anos depois, eu não posso vê-lo sem ficar arrepiado. A maneira como ele se move é tão totalmente além de qualquer outra pessoa, é como ele é feito de borracha. Suas curvas do corpo e reviravoltas e se move de maneiras que as pessoas normais é só não fazer. Houve, e eu tenho certeza que continuará a ser, muitos imitadores, mas, o simples fato é que ninguém se move como isso! Slash uma vez fez esta observação:

 "A coisa sobre Michael é que ele é mãos para baixo um dos mais profissionais, artistas mais talentosos que eu já trabalhei. Todo o alvoroço do lado, quando se trata baixo para ele, você pode ter 60 dançarinos coreografados lá em cima e você sabe qual é Michael. "

Eu adoro esta citação porque Slash é absolutamente certo, você sempre pode escolher Michael para fora quando ele está no palco com outros cantores e bailarinos. Ele só se movimenta de forma diferente do que ninguém. E eu particularmente adoro esta citação, que veio de Slash - alguém que você normalmente não acho que iria pagar a atenção para a dança, sabe?

Willa:   E o que ele diz é absolutamente verdadeiro. Quando Michael Jackson está dançando com um grupo, você simplesmente não consegue tirar os olhos dele. Mesmo no grupo de dança em The Way You Make Me Feel quando tudo que você pode ver são silhuetas dos bailarinos, você sabe qual é ele e você não pode deixar de vê-lo.

E, claro, ele também recebeu elogios de profissionais que se atentar para a dança - pessoas como Fred Astaire, Gene Kelly, Debbie Allen, Michael Flatley e, como Jacksonaktak observado em um comentário há alguns meses atrás. Eu adoro esta citação, ela citou a partir de Baryshnikov, dizendo:

O que Baryshnikov se lembra mais sobre Jackson, disse ele, era "... sua caminhada simples, saltitante pelo palco, que era o que era mais bonito e cativante, balançando os quadris, chutando o calcanhar para a frente. Isso é para mim o que ele é: que confiança superior em seu corpo como um dançarino. Você quis dizer: 'Uau, esse cara, o que é um gato,. Ele pode realmente mudar a sua maneira "

Assim que eu li isso, eu poderia imaginar que "a pé, simples bouncy" tão bem. Eu amo essa caminhada, e é tão distintamente Michael Jackson. Nós vemos trechos do mesmo em todo o medley MTV que você ama tanto, Joie. Ele também executa-lo como o esqueleto de Ghosts , e até mesmo como um esqueleto, que é tão distintamente ele. É tão alegre e despreocupado, e como Baryshnikov diz, reflete "a confiança de que superior em seu corpo como um dançarino."

Joie:  Sim, isso é uma grande citação de Baryshnikov e, você está certo. Ele recebeu um monte de elogios de muitos na comunidade da dança. Do aclamado e considerado todo o caminho para o neófito apenas tentando pegar uma pausa - como todos os jovens bailarinos no início da This Is It filme. Você sabe, durante uma entrevista sobre The Making of Suspense , Michael Peters fala sobre como Michael nunca tinha tido uma aula de dança formal em sua vida e ainda assim, lá estava ele nos ensaios de dança com todos esses bailarinos de formação clássica que havia estudado dança durante anos, e ele não estava simplesmente segurando seu próprio com eles, mas ele era realmente fora dançando eles. "É algo com que nascemos", disse Peters. "É apenas nele."

http://dancingwiththeelephant.wordpress.com/2012/04/18/hes-a-dancing-machine/

Nenhum comentário: