quarta-feira, 21 de março de 2012

Eu sempre sinto que alguém está me observando - pt. 1


Willa: Como já falamos muitas vezes, Joie, Michael Jackson não era apenas um artista incrível - o mais importante artista do nosso tempo, creio eu. Ele também era uma figura transformacional cultural cuja arte trouxe profundas mudanças culturais. Através de sua arte, ele foi capaz de rever alguns dos nossos mais arraigados narrativas culturais, especialmente narrativas sobre as diferenças raciais, e influenciam profundamente como nós, como povo responder a essas narrativas. Então, como artista, ele não estava apenas se expressar criativamente. Ele também estava muito focada em como a sua arte impactado sua audiência.

Tudo isso me fez pensar sobre o número de vezes que ele incorpora uma audiência na tela em seus vídeos. Às vezes esse público participa - a mais famosa quando as duas gangues feuding entrar na dança conjunto grande de vencê-lo. Outras vezes, eles simplesmente assistir, como os membros da gangue em Bad, ou os moradores em fantasmas, ou os gerentes do clube no You Rock My World. De qualquer forma, estou impressionado pelo número de vezes que nos posiciona como uma audiência de modo que estamos, de fato, vê-lo realizar sobre o ombro de uma audiência na tela.

Joie: Você está certo, Willa, é uma fórmula que ele usa frequentemente. Mas estou impressionado com o que você disse sobre o vídeo Bad. Os membros de gangues, ou dançarinos, estão participando ativamente. Mas são os três chamados "amigos" que estão lá assistindo. Acho que só não vê-los como membros de gangues, mas sim como punks jovens que pensam que é mau. Quero-ser bandidos.

Willa: Isso é interessante, Joie. Eu realmente nunca pensei sobre isso antes, mas você está certo. Eu não acho que os dançarinos como membros de gangues. Penso neles como bailarinos, dançarinos imaginários. A sequência de dança toda acontece em sua imaginação. Mas eu não tendem a pensar nos três amigos de planejamento do roubo como membros de gangues - na verdade, eu muitas vezes se referem a eles dessa forma - mas você está certo, eles não são. Eles são apenas "punks jovens que pensam que são más", como você diz.

E isso é uma distinção muito importante, pois todo o ponto de Bad é redefinir o que significa ser "mau", que é exatamente o que os três amigos estão lutando. Será que isso significa ser respeitada, porque você é durão - "quero-ser bandidos", como você os chamou? Ou você pode ser "ruim" de uma maneira diferente, e ser respeitado por outros motivos? Esta é a questão central no centro de Bad, e é um excelente exemplo de Michael Jackson usando sua arte para reescrever uma narrativa cultural. E eu acredito que a presença desses três amigos como o público na tela é crucial para transmitir essa idéia.

No começo do filme, vemos os três amigos tentando forçar a sua definição de "mau" para o personagem principal, Daryl. Ele começa a ir junto com ele, mesmo que ele sabe que é errado, porque ele quer o seu respeito. Mas depois há a seqüência grande baile, onde ele compartilha com eles uma nova definição de Ele lhes revela que ele é um artista "mau." - Uma cantora e dançarina incrível que possa desafiar e mudar as pessoas através de sua arte. Seus amigos assistir a todas as mãos deste e, em seguida, fecho com ele.

Que aperto de mão é o clímax do filme, eu acho, porque esse é o momento em que seus amigos tomar a decisão crucial para aceitar a sua redefinição. Então, ele encontrou uma maneira inteiramente nova de ganhar o respeito de seus pares - não por ser resistente e cometendo pequenos delitos, mas por desenvolver e expressar seus talentos e criatividade. E eu acredito que na tela público é modelar a resposta que ele quer de nós como um público tão bem. Ele quer que nós aceitemos a sua redefinição também, assim como o público na tela faz.

Joie: Concordo, ele não quer que o público na tela para modelar o comportamento que espera do público fora da tela. É clássico de Michael Jackson realmente. Na maioria de seus curtas creio que seu objetivo sempre foi tentar ensinar-nos algo. Se você pensar sobre isso, em quase todos os vídeos que havia uma mensagem ou uma lição escondida em algum lugar, e é nosso trabalho como o público a tentar descobrir o que lição ou uma mensagem é. E nos vídeos que têm uma audiência na tela, geralmente podemos descobrir o que a lição é observar a resposta do público na tela.

Willa: Essa é uma interessante realmente assumir que, Joie. Assim, a audiência na tela pode ser vista como uma ferramenta interpretativa também, nos ajudar a descobrir o significado do vídeo. Isso é realmente interessante.

Joie: É interessante, não é? Você sabe, Willa, meus vídeos favoritos com uma audiência na tela são os que incorporam imagens de concertos: Give in to Me, Dirty Diana, e Come Together. Eles são três dos meus favoritos e eu acho que é porque Michael sempre foi tão eletrizante no palco para assistir de qualquer maneira. Então esses vídeos onde é uma espécie de concerto "encenado" são realmente interessantes para assistir para mim. É como se ele estivesse caminhando sobre uma linha muito tênue entre o total desempenho e interpretar um personagem script. Acho isso fascinante. Eu também acho que é muito interessante que esses vídeos de shows estão entre seu mais sexy, e eu acho que tem muito a ver com o fato de que ele sempre foi muito naturalmente sexual no palco.

Willa: Oh, eu concordo com isso! E isso é uma distinção interessante entre as filmagens de seus shows ao vivo e os shows que foram "encenadas" como parte de um vídeo. Eu não tinha pensado nisso antes. Mas enquanto é mais sutil, você pode fazer um caso muito forte que seus vídeos de concertos tem uma mensagem política importante também - uma mensagem que é reforçado mais uma vez pelo público na tela. Como já falamos antes, ele era um símbolo sexual - o ídolo teen primeiro negro - num momento em que homens negros não deveriam estar sexual em público. Eles deveriam reprimir essa parte de si mesmos. E uau, ele desafiar essa!

E mais uma vez, que na tela do público - que inclui uma série de gritos, desmaios, chorando mulheres de todas as raças - modelos para nós como devemos reagir. Não devemos nos sentir chocado ou perturbado ou ameaçado por uma jovem sexy Preto rasgando sua camisa aberta na frente de nós. Devemos pôr de lado os preconceitos racistas do passado e apenas apreciar aquele corpo bonito para a maravilha que é. E nós fizemos! Todos nós - negros, brancos, asiáticos, todas as raças. Ele reescreveu completamente que a narrativa cultural. Tão importante quanto isso, ele revisou a resposta emocional homens e mulheres tinham de que a narrativa cultural.

Joie: Eu concordo. E que também vai voltar ao que eu estava dizendo sobre a existência geralmente sendo uma mensagem ou uma lição escondida em cada curta-metragem. E você só indicou, eu acho, a principal lição de todos aqueles vídeos de desempenho - rompendo os preconceitos raciais e reescrevendo a narrativa cultural particular.

Você sabe, Willa, eu me pergunto, você acha que outros artistas - principalmente hoje em dia os artistas de música popular - nunca se concentrar em como a sua música e vídeos, ou mesmo a sua imagem, terá um impacto não só seu público, mas o mundo ao seu redor? Porque eu acho que Michael estava muito consciente disso e acredito que ele ativamente atento a ele, como você disse antes. Mas com um monte de artistas de hoje, eu não ter essa sensação.

Willa: Oh, eu não sei. Eu acho que alguns artistas mais jovens são muito apaixonados por mudança social, quer explicitamente - como Will.i.am 's Sim nós podemos vídeo apoiar Barack Obama durante a última campanha presidencial - ou, mais sutilmente, como Lady Gaga Born This Way vídeo. Eu sei que você e eu discordo sobre isso, mas eu a vejo de vídeo como um descendente direto de Can You Feel It, tanto visualmente e tematicamente. Ambos estão lutando as muitas manifestações de preconceito, mas enquanto Can You Feel It incide sobre o racismo, Born This Way se concentra sobre a homofobia e os preconceitos profundos em torno da sexualidade.

Joie: Bem, você está certo, nós não discordo completamente sobre esse vídeo, e eu acho que eu andava à direita para que um. Mas Lady Gaga e Will.i.am lado, eu vejo um monte de artistas populares lá fora, agora que eu só não acho que dar qualquer pensamento real de como a música afeta o mundo. Eu não quero ofender ninguém, portanto, não vou apontar as mais óbvias que vêm à minha mente ... mas você entendeu o que estou dizendo, certo?

Willa: Acho que sim, mas você sabe muito mais sobre a música atual do que eu. Muito mais. Eu sou muito fora do circuito com isso. Mas os artistas desenvolvem ao longo do tempo, assim com os artistas jovens, principalmente, eu acho que eu gostaria de apenas esperar e ver o que acontece. Michael Jackson tornou-se mais abertamente político, eu acho que você chamá-lo, ao longo do tempo, e eles podem fazer isso também. E enquanto eu amo obras como Cântico da Terra que estão ambos em movimento e significativa, ainda posso apreciar um bom desempenho como Rock With You apenas por sua música e sua voz e sua dança - e eu sei que você e eu concordo sobre esse vídeo!

Joie: Oh homem, basta mencionar que o vídeo me distrai nas maneiras que você não iria acreditar! O vídeo só outro que me afeta dessa forma é Blood on the Dance Floor, mas eu estou ficando meio fora de tópico aqui!

Sabe outra coisa que eu amo sobre os vídeos ou filmes de desempenho de concertos é o rugido da multidão. É tão diferente de ver imagens de concertos real. Como em Another Part of Me, os tiros da multidão são muito mais franco e "real" porque estamos assistindo a uma experiência real de um público verdadeiro Michael Jackson concerto. Nos outros três vídeos de desempenho - Give in to Me, Dirty Diana e Come Together - a experiência do público é muito menos autêntica, muito mais roteiro, mas pouco ainda todos tão interessante para o público fora da tela para assistir. Mas o que todos esses quatro filmes concertos têm em comum é aquele rugido da multidão impressionante. Eu acho que é muito interessante que todos esses quatro vídeos termina basicamente da mesma maneira. Não importa o que está acontecendo na tela, a uma multidão pode ser ouvida acima de tudo no final. A única exceção é Give in to Me quando o rugido da multidão desaparece no ritmo percussão da música no fim da cauda.

Willa: Esse é um ponto interessante, e deixamos Give in to Me, com um sentimento muito diferente por causa disso, eu acho - uma espécie de estranho e perturbador em alguns aspectos. Você sabe, falar sobre o rugido da multidão, no final desses vídeos faz-me lembrar que Beat Ele termina da mesma maneira. Nós não tendemos a pensar Beat It como um filme-concerto, porque tem uma narrativa: ele conta uma história, e nós apanhados na história e tendem a esquecer que é uma performance para uma audiência. Mas no final do vídeo, quando o conflito foi resolvido e todos os membros de gangues estão dançando, a câmera se move para trás e vemos que eles estão em um palco, e nós ouvimos um público torcendo e aplaudindo.

Joie: É verdade, Willa. Eu não tinha pensado nisso mas, você está certo. Nós realmente não ver o público na tela aqui, mas nós não ouvi-los no final do vídeo. Perspectiva muito interessante para terminar em, você não acha?

Willa: É muito interessante, eu acho, porque reformula o que acabamos de ver. Isto não era para ser interpretada como uma cena da vida real - uma crítica má interpretação muitas caiu quando o chamou de "ingênuo" e "irrealista" - mas como uma performance, e que altera a forma como tendem a interpretá-la. A história que temos testemunhado não pretende ser visto como uma ação realista ou ao vivo, mas como uma história - um conto de moralidade - propositadamente criado para nós, e as pessoas que temos visto não são membros de gangues, mas dançarinos e artistas. Ao acabar com o vídeo desta forma com o público respondendo a sua performance, ele está enfatizando que esta é uma obra de arte e pedindo-nos para pensar nisso como uma obra de arte, com um propósito e uma mensagem, como você mencionou anteriormente.

Joie: Só que as pessoas que estamos assistindo são membros de gangues reais, não se esqueça disso.

Willa: Oh, isso é certo!

Joie: É verdade que houve cerca de 20 bailarinos profissionais, mas, muitos dos que figuram proeminentemente no vídeo, e certamente todos os extras no fundo assistindo a "luta" em curso, eram membros reais de ambos os Crips e os Bloods - dois infames, rivais Los Angeles gangues de rua, eo vídeo foi rodado em locações no corredor da LA skid de autenticidade ainda mais. Assim, embora essa luta particular pode ter sido uma "performance", criado propositadamente para nós, eram de certa forma, reencenando um conflito muito real de que essas duas gangues provavelmente tinha se empenhado em por muitos e muitos anos. Acho que realmente interessantes, como, talvez, que o conhecimento é parte da mensagem ou a lição escondida nesta curta-metragem. Usando o barulho da platéia invisível no final, ele está nos forçando a ver isso como uma performance, como você diz. Mas ao usar os membros de gangues reais em seu habitat natural, por assim dizer, ele também está forçando-nos a perceber que esses tipos de conflitos que têm realmente acontecer na "vida real" nas cidades em todo o país.

Willa: Esse é um ponto excelente - é como se ele realmente é a modelagem em algo tela que ele gostaria de ver acontecer fora da tela, tanto para aqueles de nós assistir a este desempenho, bem como os membros da gangue que nele participam. Os membros de gangues realmente estavam trabalhando com membros de gangues opostas para criar este filme, para que promulgue a mensagem do filme em um outro nível.

Joie: Isso é realmente verdade, e essas duas gangues rivais, na verdade uma trégua temporária em seu conflito para que pudessem participar das filmagens deste vídeo. Na verdade, o diretor do vídeo, Bob Giraldi, uma vez disse em uma entrevista que ele pensou que a idéia de usar os membros de gangues reais era louco, mas Michael foi inflexível sobre ela e estava sempre procurando formas de promover a paz. Assim, ele obviamente queria usar esta curta-metragem para mostrar esses membros de gangues que a luta não era a única maneira e que eles poderiam trabalhar juntos se eles realmente queriam. Acho que isso é gênio.

Willa: É realmente, e eu particularmente sinto que depois de ler essa entrevista. Isso é fascinante. Eu não tinha lido isso antes, mas eu adorei a parte em que o entrevistador pergunta: "Como você lançar os membros da gangue de verdade?" E Bob Giraldi diz:

Foi Michael. Ele saiu e ele ficou 'em meio, eu acho, esquadrão da polícia de Los Angeles de gangues e ele convenceu-os que, com a presença da polícia o suficiente, isso seria uma coisa inteligente e caridosa para fazer; levá-los lá para gostar um do outro e ficar com cada outro por dois dias a fazer o vídeo. Eu não gostava da idéia porque era difícil o suficiente para atores diretos e dançarinos, vamos capuzes sozinho.

Você pode imaginar estar em apuros com o esquadrão da polícia de Los Angeles quadrilha e não sabe o que vai acontecer a seguir, e depois ter alguém entrar e perguntar se você quer estar em um vídeo de Michael Jackson? Como surreal que seria isso? É também muito Michael Jackson cenário-tipo para que os membros da gangue jogando atores que estão jogando membros de gangues. Vemos esses tipos engraçados de ciclo-de-laço reviravoltas ao longo de sua obra, especialmente com as noções de identidade. E também é muito comum para ele para quebrar a ilusão de realidade, como ele faz no final de Beat It, e mostrar-nos que tudo foi uma performance.

Joie: Você está certo, Willa, isso é algo que ver com ele em mais de uma ocasião. E na próxima semana veremos mais alguns exemplos deste truque no seu trabalho.

Willa: Isso mesmo. Nós vamos continuar e ver como ele usa uma audiência na tela em alguns de seus vídeos mais tarde. É um dispositivo narrativo que ele usa frequentemente em seu trabalho, como você diz, mas eu acho que é mais do que isso. Como podemos ver nestes vídeos com uma audiência na tela, seu trabalho não é apenas arte. É meta-arte. É arte sobre arte. Seu trabalho é muito auto-reflexiva - que é uma das coisas que é tão fascinante sobre isso - e através de seus vídeos, em especial, ele está falando sobre a função da arte e sua capacidade de influenciar uma audiência, e talvez levá-los (e nós) ver as coisas de uma maneira diferente. Eu acredito que Michael Jackson não foi apenas a criação de arte, ele foi a criação de uma nova poética, o que significa uma nova teoria da arte como um meio de alterar as percepções e trazer uma mudança social radical. E nós podemos vê-lo modelar este processo através de suas audiências na tela.

http://dancingwiththeelephant.wordpress.com/2012/03/15/i-always-feel-like-somebodys-watching-me-pt-1/

Nenhum comentário: